sexta-feira, 24 de abril de 2015

UNIÃO DESPORTIVA VILAFRANQUENSE É CAMPEÃO!


Ontem à noite fui ao hóquei. O União jogava com o Clube TAP e se ganhasse sagrava-se Campeão Regional de Seniores. Ganhámos 5-2.

Houve um tempo, por volta dos anos 60, em que o Hóquei em Patins era uma modalidade querida da gente da minha terra. Nessa altura, em vez do “Pavilhão” havia o velho “Ringue de Patinagem”, rudimentar, descoberto, com piso em cimento, bancadas de madeira, mas com vista e cheiro a Tejo e, principalmente, muito calor humano e o entusiasmo de centenas de pessoas que vibravam com os feitos da equipa, cantavam as vitórias,” carpiam as derrotas culpando os árbitros que, quantas vezes, eram avisados em alto e bom som… “Gatuno, vais p’ó lodo…” Nunca foi nenhum!

Ontem, sentado nas bancadas frias do Pavilhão, construído onde era o Ringue, revi em pensamento esse filme, antigo. Não sou dado a nostalgias. Cada coisa tem o seu tempo e cada tempo o seu modo. Antes, na minha infância e adolescência, a Televisão era um luxo que só entrava em poucas casas. À minha chegou tarde. As ruas, o “campo da feira” (o nosso estádio…), o largo da Câmara, o Jardim à beira rio, eram espaços para os jogos, os divertimentos, os encontros. Quase só íamos a casa para comer e dormir.



O Pavilhão, ontem, tinha muita gente. Pela importância do jogo e pela presença em massa da claque do Clube, os “Piranhas do Tejo”. Foram eles a puxar pela equipa, à força de cânticos acompanhados a tambor, adereços luminosos e fumos. Os outros espectadores, eu incluído, batíamos palmas a uma ou outra jogada e, sim, aplaudimos de pé os nossos golos. No fim houve festa. Curta. Em casa é que se está bem…                                                                                                                                                                                                                            

2 comentários:

piranha do tejo disse...

Muito bom texto, eu como membro dos piranhas do tejo agradeço a referência a nossa claque. Fica desde já convidado para no domingo dia 22 de novembro pelas 18h vir assistir ao alverca - VILAFRANQUENSE e apoiar o Vilafranquense neste derby..

José Ceitil disse...

Meu caro Piranha do Tejo
Agradeço a benevolência dos elogios ao texto. Agradeço igualmente o convite que me faz para ir a Alverca mas, sabe, a idade já me pesa e temo não ter o entusiasmo que vocês, felizmente, têm no apoio ao União. De qualquer modo, vá ou não, o meu apoio é incondicional. União, sempre! abraço